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Comunicação Efetiva: o que é e como aplicar no seu trabalho?

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Comunicação Efetiva: o que é e como aplicar no seu trabalho?

Você sabe como se comunicar efetivamente com as outras pessoas? Consegue fazer com que entendam tudo o que você diz? Então, descubra agora como melhorar o seu diálogo com os profissionais à sua volta. Por meio dessa soft skill, você conseguirá solucionar as falhas de comunicação e, assim, tomar decisões melhores em seu ambiente de trabalho. Quer saber mais? Continue a leitura e aprenda a se comunicar melhor! 

O que é comunicação efetiva?

Essa é uma das soft skills  mais desejadas no mercado de trabalho.  A comunicação efetiva é a capacidade de dialogar de maneira precisa e compreensível.Nesse sentido, muitos profissionais têm dificuldade de se comunicar quando há um problema para resolver no ambiente de trabalho. Isso porque não sabem como se expressar.Dessa maneira, aprender a como utilizar a comunicação efetiva pode melhorar a sua relação interpessoal. Por isso, saber a melhor maneira de passar a informação é essencial para crescer profissionalmente.Fazendo isso, você vai ajudar a sua equipe a conversar sobre os desafios de forma aberta e sem medo. E muito mais, vai poder praticar a comunicação efetiva com os outros.Assim, assumir o comando sobre como falar é o primeiro passo para desenvolver a comunicação efetiva.Portanto, comece analisando como você se comunica com as outras pessoas e o que usa para isso. Observe o tom da sua voz ao dizer algo e leia o próximo passo para saber mais sobre o assunto. 

A falta da Comunicação Efetiva 

Como você reage quando precisa comunicar as suas decisões à equipe? Fica com medo de dizer suas ideias? Se sim, saiba que essa atitude te prejudica quando o assunto é a comunicação efetiva.Isso porque, não saber como falar com colegas ou sentir medo de como eles vão reagir afeta a sua autoconfiança.Por isso, é necessário trabalhar essa soft skill o quanto antes, pois a falta dessa habilidade pode bloquear o desenvolvimento de outras.Além disso, deixar de lado a comunicação efetiva pode fazer com que as falhas sejam constantes e atrapalhem a equipe.Outro ponto é que, a falta dessa soft skill pode estar escondendo um problema maior: a comunicação agressiva da equipe. Isso pode fazer com que o grupo se torne desunido e individualista.Todos esses pontos podem atrapalhar o crescimento profissional, fazendo com que você não consiga subir de cargo.Para solucionar o problema, que tal ler o próximo tópico? Nele, você vai encontrar o que é preciso para começar a desenvolver essa habilidade tão importante. 

Por dentro da Comunicação Efetiva 

Antes de aplicar a Comunicativa Efetiva na sua rotina, é importante entender o quanto você já desenvolveu essa habilidade.Por isso, para poder identificar esse nível, basta responder as perguntas abaixo:
  • Como você se comunica com seus colegas em situações desafiadoras?
  • Como você prefere que se comuniquem com você?
  • Você sente que tem dificuldade de se comunicar de maneira satisfatória?
  • Quando você pede algo a um colega de trabalho, ele costuma perguntar de novo o que já foi explicado por você?
Identificar e analisar as respostas dessas perguntas vão te ajudar a ter uma comunicação efetiva.Para isso, é necessário investigar os pontos falhos entre a fala e a compreensão.Além disso, é importante entender o que a outra pessoa sente quando você se comunica com ela. Isso porque, ela pode sentir que está sendo cobrada em execesso através do modo que você fala.Por meio dessa reflexão, você saberá como alinhar a sua comunicação ao que os outros precisam. Isso requer esforço, mas é gratificante.Portanto, de nada adianta aplicar essa habilidade se não conseguir manter boas relações interpessoais.Por isso, que tal assistir um vídeo em que falo mais sobre esse tema para saber como lidar com cada tipo de profissional: Além do vídeo, no próximo passo eu te conto mais dicas de como desenvolver a comunicação efetiva. 

Desenvolvendo uma comunicação mais eficaz

Agora que você entende a importância de alinhar o seu diálogo de forma clara e satisfatória aos seus colegas, é hora de desenvolver a comunicação efetiva. Para isso confira as principais dicas abaixo:
  • Para se comunicar efetivamente também é preciso desenvolver a escuta ativa. Então, esteja disposto a escutar e entender o que é falado;
  • Observe como as outras pessoas se comunicam e troque feedbacks com elas;
  • Quando precisar comunicar algo importante à sua equipe, anote o que será comunicado, para que possam ler e discutir cada um dos pontos;
  • Quando for comunicar uma demanda que foi passada para a equipe, se incluia na comunicação;
  • Use tons de voz brandos para se comunicar e evite respostas extremamente curtas para sanar as possíveis dúvidas;
  • Peça para que as pessoas expliquem de forma resumida o que foi dito e certifique que entenderam a mensagem;
  • Pergunte às pessoas o que elas sentiram quando você passou a mensagem a elas;
À medida que você for aplicando essas dicas, vai notar uma melhora no modo em que se comunica. Isso pois, ao utilizar o que foi dito aqui, desenvolverá um pilar muito importante quando se trata de comunicação efetiva: a compreensão.Por sua vez, somente ouvir é diferente de compreender o que foi dito. Para compreender é preciso pensar no sentimento que a mensagem deseja passar.Entender isso vai reduzir os desentendimentos, como também fará com que a falta de comunicação efetiva deixe de ser parte da equipe.Nesse contexto, você pode evitar as falhas de comunicação deixando todos confortáveis para falar o que for preciso. 

As vantagens da comunicação Efetiva 

As vantagens que a comunicação efetiva pode trazer a você são bem maiores do que você possa imaginar. Por isso, praticar essa habilidade pode gerar decisões mais assertivas.Nesse sentido, quando todos estão dispostos a comunicarem os problemas que encontram, as lideranças tomam conhecimento deles mais rapidamente. Isso faz com que as informações passadas já indiquem a solução.Além dessa vantagem, há a possibilidade de criar um vínculo maior entre os colaboradores. A comunicação efetiva pode causar tanta aproximação, que eles podem identificar problemas antes mesmo que ocorram.Isso porque, comentando sobre as dificuldades que enfrentam em seu trabalho, há uma possibilidade maior de monitorar o possível surgimento de um conflito e evitar que se desenvolva.Todos esses benefícios podem ajudar muito a equipe, mas, principalmente, você, para que não lide com os desafios de uma função sozinho.Por isso, quando precisar comunicar algo à sua equipe ou aos seus superiores, não fique com medo. Pelo contrário, fique feliz de ser você, o colaborador que pratica a comunicação efetiva, o portador da notícia.Dessa forma, é melhor entender sobre como passar a informação de modo que ela seja compreendida à ter medo de informar um problema.Portanto, a tendência de quem pratica a comunicação efetiva é gerar cada vez mais vantagens ao seu ambiente de trabalho. Isso pode se tornar um diferencial para você.Assim, quando um colaborador passar por dificuldades em informar uma situação, ele vai te pedir ajuda. Ser visto como alguém em que os outros confiam gera uma maior credibilidade à você. 

A persuasão positiva para se comunicar melhor

Quando se fala em comunicação efetiva, não é comum lembrar da habilidade de persuasão. Porém, se elas forem combinadas, você pode adquirir mais benefícios dos que os já citados.Nesse sentido, antes de entender como as duas funcionam juntas, precisamos entender a capacidade de persuadir positivamente as pessoas.A persuasão positiva é a habilidade que todos temos de convencer por meio da comunicação, fazendo com que os outros sigam o que dizemos.Dessa forma, ao conseguirmos guiar beneficamente as pessoas por meio das nossas palavras, podemos melhorar o alinhamento de toda uma empresa.Por isso, não basta se comunicar efetivamente e ser compreendido. É preciso que, entendendo o que cada um sente e diz, possamos usar isso a nosso favor.Dessa maneira, a persuasão se liga a comunicação efetiva com o objetivo de fazer com que outras pessoas repitam as mesmas práticas que as suas.Assim, se a prática que quisermos implementar for a comunicação efetiva, usar a persuasão positiva pode acelerar esse processo.Portanto, convencer alguém a praticar o que pode ser benéfico à sua vida e não só à profissão, pode ocasionar um desenvolvimento maior para ele. 

Mais conteúdos sobre comunicação efetiva

Aprofundar os conhecimentos em comunicação efetiva é um desejo de vários profissionais do mercado. Nesse sentido, a busca pelo aprendizado dessa habilidade pode se complicar, caso você não tenha alguém para te orientar.Por isso, eu vou te ajudar a percorrer essa jornada por meio de diversos conteúdos em que abordo assuntos relacionados a soft skills e como desenvolvê-las.Ficou interessado? Confira um vídeo em que falo mais sobre isso: Esse canal, assim como o blog, são as formas que encontrei para te manter atualizado e te impulsionar a desenvolver a sua carreira. Acompanhar o que compartilhamos aqui, assim como no meu instagram, vai te ajudar a crescer profissionalmente.Além disso, tenho uma dica de ouro para te dar, o Quiz de Carreiras. Por meio dele, é possível saber como está a sua carreira em relação ao crescimento profissional. Afinal, para crescer você precisa desenvolver soft skills.Clique aqui para se inscrever e receber acesso ao Quiz.Até a próxima!Abraços,Mateus Boaventura 

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