BEM VINDO AO

ACELERADOR DE CARREIRAS

Junte-se a dezenas de milhares de profissionais e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos que vão fazer você se destacar na sua carreira e acelerar suas promoções! (é grátis)

Como identificar os seus pontos fortes e de melhoria na carreira?

ACELERADOR DE CARREIRAS

Junte-se a dezenas de milhares de profissionais e receba atualizações, artigos, dicas e vídeos que vão fazer você se destacar na sua carreira e acelerar suas promoções! (é grátis)

Como identificar os seus pontos fortes e de melhoria na carreira?

Você sabe quais são os seus pontos fortes e de melhoria? Já identificou quais são as soft skills que fazem falta na sua carreira? Compreende como essa análise pode te deixar a frente dos demais colaboradores na disputa por uma promoção? Então, entenda o poder dessa auto avaliação e como ela te direciona para o crescimento profissional. Ficou interessado nesse assunto? É só conferir esse artigo. 

 

O que são pontos fortes e de melhoria?

Os pontos fortes e de melhoria são comportamentos e habilidades as quais se destacam em você e que precisam ser revistas, respectivamente. Desse modo, se você é um profissional muito comunicativo, talvez te falte escuta ativa

Logo, ter pontos fortes muito marcantes não significa que você não precise se tornar um profissional melhor na sua carreira. Isso porque, o maior desafio no trabalho é se auto superar.

Nesse sentido, ter em mente quais são os seus pontos fortes e de melhoria te ajuda a impulsioná-los e corrigi-los. Por isso, o  autoconhecimento  é tão importante, porque é ele quem vai te guiar por esse processo de auto avaliação. 

Dessa forma, aprimorar os seus pontos fortes gera um maior alinhamento entre você e o que o seu cargo demanda. Já se esforçar para desenvolver uma nova  habilidade ou mudar um comportamento te ajuda a alavancar a sua performance. 

Portanto, agora que você já sabe o que são os pontos fortes e de melhoria na vida de um colaborador, está na hora de identificar os seus. Quer saber mais sobre isso? Então é só conferir no tópico abaixo. 

 

Como identificar os seus pontos fortes e de melhoria? 

Para identificar os seus pontos fortes e de melhoria você pode se basear nos feedbacks que recebe. Assim, pode analisá-los e saber em que você precisa ser melhor e o que te destaca dos demais colaboradores. 

Além disso, se conhecer profissionalmente também pode ajudar e, com certeza, há alguma habilidade que te faz falta na carreira. Um exemplo é o espírito de liderança, uma vez que não tê-lo pode gerar desmotivação e estagnação profissional.

Nesse sentido, fazer essa auto avaliação já te dá uma direção sobre qual soft skills desenvolver. Desse modo, você pode listá-los e comparar para saber quais são os mais urgentes para serem aprimorados. 

Logo, visualizando todos os seus pontos fortes e de melhoria, você pode criar uma ligação entre eles e observá-los na prática. Isso porque, o que você imagina que te gere destaque pode não ser o que é perceptível pela empresa. 

Portanto, após saber como identificar os seus pontos fortes e necessários de aprimoramento, vá ao próximo tópico. Nele, você entenderá o que fazer quando os seus pontos de melhoria são maiores que os pontos fortes. 

 

O que fazer quando seus pontos de melhoria são maiores que os pontos fortes?  

Quando os seus pontos de melhoria são maiores que os pontos fortes é a hora de focar na reestruturação deles. Desse modo, você terá que analisá-los um a um para saber como colocá-los a seu favor. 

Nesse sentido, é certo que um profissional terá pontos fortes e de melhoria ao longo da vida profissional. No entanto, é necessário haver um equilíbrio entre eles para que um não atrapalhe o outro.

Além disso, mesmo que você tenha os seus pontos fortes, ter que melhorar em muitos aspectos gera uma desmotivação. Isso porque, você tende a perder o seu autoconhecimento e, por consequência, o reconhecimento dos outros.  

Logo, para não sofrer as consequências desse desequilíbrio, o ideal é estar sempre em busca de desenvolver novas soft skills. Assim, você evita passar por um período profissional de estagnação. 

Para te ajudar nesse processo, confira o vídeo abaixo. Nele eu te conto mais sobre o método para desenvolver as suas soft skills. Desse modo, você poderá consultá-lo sempre que necessitar. 

 

 

Portanto, após entender o que fazer quando os seus pontos de melhoria são maiores que os pontos fortes, é hora de aprender mais. Para isso, vá ao tópico abaixo e anote todos os insights que tiver. 

 

Como comunicar os seus pontos fortes e de melhoria em uma entrevista de emprego? 

Para comunicar os seus pontos fortes e de melhoria em uma entrevista o importante é ter cautela e mencionar a sua busca por aprimorá-los. Isso porque, a forma como você menciona os seus pontos precisa ser adequada.

Nesse sentido, a habilidade de comunicação pode ajudar muito. Isso porque, o simples fato de mudar a pronúncia do termo “pontos fracos” para “ pontos de melhoria” já pode causar um impacto diferente na sua apresentação.

Logo, quando for perguntado sobre os seus pontos de melhoria, diga aqueles aos quais você tem buscado melhorar. Assim, você alinha o que foi pedido no discurso do recrutador com o que você respondeu a ele. 

Porém, não minta nessa etapa. Se você não tem buscado melhorar os seus pontos fortes ou de revisão, comece a colocar isso em prática. Dessa forma, você evita se surpreender com as próprias respostas e se sentir frustrado após elas. 

Portanto, agora que você já sabe como mencionar os seus pontos de melhoria em uma entrevista de emprego, está na hora de ir além. Para tanto, vá agora mesmo ao próximo tópico e se informe mais sobre os seus pontos fortes. 

 

Como os seus pontos fortes podem se transformar em pontos fracos? 

A falta de aprimoramento pode atrofiar um ponto forte tornando-o um ponto fraco. Assim, se a sua habilidade de liderança é o seu ponto forte, ignorar o seu ponto de melhoria na comunicação, pode torná-la autoritária.

Isso porque, mais do que desenvolver as suas soft skills, é necessário saber como apresentá-las aos demais colaboradores. Logo, imagine a situação de um líder que não sabe como comunicar as suas decisões.

Então, opta por comunicá-las da maneira que viu outros colaboradores fazerem. No entanto, quando ele imita a forma que os outros têm de mencionar o que precisam, a sua equipe não entende.

Sabe o porquê disso acontecer? Pela falta de personalização no desenvolvimento das suas habilidades. Nesse sentido, o que é necessário entender é que competências não podem ser imitadas, elas precisam ser praticadas.

Desse modo, copiar a maneira que um colaborador desenvolve uma soft skills não vai ser tão vantajoso como aprender a desenvolvê-la e praticá-la do seu modo. 

Nesse aspecto, o importante é inserir no seu cotidiano profissional e, não, demonstrar esporadicamente uma habilidade a qual você ainda não tem. Após todo esse aprendizado, vá ao próximo tópico e saiba mais. 

 

Como o plano de desenvolvimento individual pode ajudar? 

O Plano de Desenvolvimento Individual tem ajudado diversos profissionais a identificarem as suas habilidades e desempenhos. Dessa forma, quando se trata de pontos fortes e de melhoria, o PDI é uma das principais indicações.

Isso porque, ao realizar o seu, você pode analisar melhor as soft skills que mais te faltam para crescer na carreira. Logo, a metodologia do plano é especificamente voltada para que você realize a sua auto análise e trace as suas metas. 

Nesse sentido, após concretizar a sua lista de pontos fortes e de melhoria, o próximo passo do PDI te ajuda a definir os seus focos de atenção. Então, além de uma auto avaliação, ele também é um método de execução para melhorias. 

Assim, o próximo passo do PDI é a ação. Desse modo, ele divide o aprendizado conforme a metodologia 70:20:10, que coloca a prática como o fator principal. Além disso, a troca de experiências e a teoria também são levadas em conta. 

Portanto, agora que você já sabe como os seus pontos fortes e de melhoria podem ser desenvolvidos com o PDI, vá ao próximo tópico. Nele, há uma dica essencial para o profissional que quer entender mais desse assunto. 

 

Dê o seu próximo passo profissional 

Identificar os seus pontos fortes e de melhoria é um desejo de vários profissionais do mercado. Nesse sentido, a busca pelo aprendizado de novas habilidades pode ser desafiante, caso você não tenha alguém para te orientar.

Por isso, eu vou te ajudar a percorrer essa jornada por meio de diversos conteúdos em que abordo assuntos relacionados às soft skills e auto avaliações. 

Ficou interessado? Confira um vídeo em que falo mais sobre isso:

 

Esse canal, assim como o blog, são as formas que encontrei para te manter atualizado e te motivar a crescer na carreira. Acompanhar o que compartilhamos aqui, assim como no meu instagram, vai te ajudar a atingir essa meta.

Além disso, tenho uma dica de ouro para te dar, o Quiz de Carreiras. Por meio dele, é possível saber como está a sua carreira em relação ao crescimento profissional. 

Afinal, para crescer você precisa saber quais são os seus pontos fortes e de melhoria. 

para se inscrever e receber acesso ao Quiz.

Até a próxima!

Abraços,

Mateus Boaventura

 

 

Gostou do Conteúdo? Compartilhe!

Posts Recentes

Metas 2022: como definir seus objetivos e alcançar os resultados?
Geração de Valor
Mateus Boaventura

Como definir metas para 2022?

Você já traçou as suas metas profissionais para o ano de 2022? Ainda não? Então entenda como defini-las de forma que não se tornem inalcançáveis

Ver mais »